top of page
Cópia de Cópia de Sítio Onírico (2).png

CONVOCATÓRIA

 

SÍTIO ONÍRICO

2ª Bienal da Germinadora de Arte Argyridis
Exposição-viva | Ateliê-livre | Comunidade artística

O Sítio Onírico será um espaço-exposição onde qualquer pessoa poderá criar, expressar e expor. Um ateliê-livre aberto à participação livre e espontânea, que transforma visitantes em artistas e artistas em público. A proposta é simples: criar juntos. Sem curadoria tradicional, sem exigências técnicas, sem elitismos. Apenas liberdade criativa.


Durante 12 dias, o espaço expositivo Canteiro se transforma em um “campo de sonhos” onde tintas, papéis, tecidos, linhas e outros materiais estarão disponíveis para quem quiser experimentar a criação artística — e deixar sua obra exposta no espaço.


Cada pessoa é convidada a criar algo ali mesmo, colar na parede com fita, apoiar numa estante ou colaborar de outras formas. O que importa é participar.

Por quê?

Porque acreditamos que todo ser humano é um artista em potencial.

Porque fazer arte cura.

Porque precisamos de mais espaços livres, afetivos e estimulantes para criar, brincar, experimentar e se expressar.

 

Sítio Onírico é a 2ª edição da Bienal da Germinadora de Arte Argyridis, um projeto iniciado em 2021 que propõe exposições mais vivas, horizontais e acessíveis — como foi o Sindicato de Artistas (2023), com 125 artistas participantes e mais de 100 quilos de alimentos arrecadados.

 

A Bienal surge como uma apropriação crítica e poética do termo, propondo que uma bienal de arte seja um espaço de liberdade e criação coletiva, e não um palco distante da vida real.

 

Como funciona?

 

  • O espaço começa vazio — só com mesas, materiais e estantes.

  • Cada pessoa que chega pode criar algo ali e expor 

  • A regra é expor somente o que for criado ali

  • Não há seleção nem curadoria: tudo o que for feito será exposto.

  • Os materiais são compartilhados, é necessário que participantes tragam algo para colaborar.

  • Crianças devem estar acompanhadas de responsáveis.

  • As obras devem ser retiradas dentro dos seguintes horários: 17h-18h dia 26/7, 13h-15h dia 27/7.

  • Ao participar, você autoriza o uso de imagem da sua obra e sua durante o evento. A exposição é livre e podem ocorrer danos; a produção não se responsabiliza pela integridade das obras. A retirada é responsabilidade de cada participante na data indicada. Obras não retiradas serão descartadas ou doadas.

 

Na entrada, uma grande folha de papel vai funcionar como lista de participantes: cada pessoa que cria algo pode assinar seu nome. Outra folha estará disponível para que visitantes escrevam ideias, sensações ou pensamentos — formando um texto curatorial coletivo.

Público-alvo

Pessoas que gostam de arte. Pessoas curiosas. Gente que quer experimentar. Artistas, crianças, famílias, estudantes, vizinhos, sonhadores. Qualquer um disposto a se libertar um pouco das máscaras sociais e criar com o que se tem.

 

Onde?
Centro de Arte Canteiro – R. Purpurina, 434 – Vila Madalena, SP

Quando?
Abertura pública: 15 de julho
Funcionamento até: 26 de julho (evento de encerramento)

Horários: 

  • Segunda a sexta: das 16h às 20h

  • Fins de semana: das 13h às 18h

Como é viabilizado?

O projeto acontece com recursos próprios, vindos do trabalho da artista proponente. A equipe é composta por colaboradores convidados que contribuem em troca de obras da idealizadora.

 Quem organiza?

A Germinadora de Arte Argyridis é um projeto independente criado e dirigido pela artista Isabella Lescure desde 2021, com o objetivo de criar espaços de expressão coletiva, crítica e afetiva por meio da arte. A 2º edição da Bienal conta com a colaboração de Daniel Schiller, Edu Fadul, Nadia Guerrero e Julia Angulo. 

Cópia de 250204_Camille Laurent_0007-Edit Large.jpeg

vem sonhar

Centro de Arte Canteiro

©2025 by Isabella Lescure.

bottom of page